Terça, 23 de julho de 2019

Notícia

A LEI ESTÁ SENDO CUMPRIDA NA CIDADE: Prefeitura de Barueri aplica multa por entulho jogado na...

Jornal A Cidade

Publicidade

Nome do anunciante aqui!
Secom - Prefeitura de Barueri

A Prefeitura de Barueri tem fechado o cerco contra o despejo irregular de entulho nas vias da cidade. Na tarde de terça-feira (dia 11), um caminhão descartava restos de construção na avenida Jussara (Jardim Santa Cecília) e teve o seu condutor multado em R$ 359,60.

 

A infração foi flagrada por uma patrulha da Guarda Municipal, que de imediato acionou a Guarda Ambiental para lavrar o auto. “Além da multa pelo entulho, o infrator teve o caminhão apreendido por estar com a documentação atrasada”, informou a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita.

 

De acordo com a lei municipal 2.482/16, a multa por despejo irregular de entulho tem o valor calculado em função do volume dos resíduos encontrados e pode chegar até a R$ 1.798,00. “Em caso de reincidência o valor dobra. E, mesmo pagando a multa, o infrator tem que recolher o material que despejou”, ressalta Marco Antônio de Oliveira (Bidu), secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

 

Conforme determina a lei, se o autuado não remover o entulho em até 72 horas após a notificação, a Prefeitura providencia a remoção e envia para ele a conta com os custos do serviço.

 

Quem descumprir a lei que proíbe o lançamento de entulhos e demais resíduos sólidos em Barueri tem 10 dias para pagar a multa ou para recorrer. Os valores arrecadados com estas infrações vão para o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Proteção de Biodiversidade de Barueri (Fundesb). No caso de inadimplência ou de recurso indeferido sem a quitação da multa, o débito é inscrito em dívida ativa para posterior cobrança executiva.

 

Entulho incomoda muita gente 

Além de intensificar a fiscalização do despejo ilegal de entulho, a Prefeitura de Barueri também preparou uma campanha de conscientização da população. O objetivo é alertar que o acúmulo destes resíduos, além de deixar a cidade feia e com mal cheiro, atrai ratos, escorpiões e outros vetores de doenças como a dengue, entope bueiros causando inundações, obstrui o trânsito podendo gerar atropelamentos, serve como esconderijo para pessoas mal-intencionadas e pode machucar alguém. No telefone 0800-771-9919 é possível denunciar quem comete essa infração.       

 

A limpeza e o transporte de entulhos para um aterro ainda oneram muito a Prefeitura. Nas últimas semanas, a Secretaria de Serviços Municipais fez um mutirão nos bairros Santa Cecília, Mutinga, Imperial, Boa Vista, Jardim dos Camargos, Reginalice, Paraíso, Esperança, Tupanci, São Luís, Chácaras Marco, Graziela, São Silvestre, Engenho Novo, Califórnia, Flórida, Vila Ceres, Morelato, Vila Industrial, Ribeiro de Lima e Belval.

 

Responsabilidade

O descarte de entulho é de responsabilidade de quem o gera. Para pessoas que não têm condições de contratar uma caçamba e que geram pouca quantidade de entulho (3 metros cúbicos ou 1.500 kg), a Prefeitura fornece e recolhe um big bag gratuitamente.

 

Fonte

Prefeitura de Barueri
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Arraiá de Barueri é um sucesso e atrai mais de 50 mil pessoas
16Jul

Arraiá de Barueri é um sucesso e atrai mais de 50 mil pessoas

No sábado (dia 13), à tarde, os alunos do curso de danças brasileiras abriram o Arraiá e encantaram o público com...

Novo viaduto sobre a alameda Araguaia é aberto ao tráfego nesta quarta
10Jul

Novo viaduto sobre a alameda Araguaia é aberto ao tráfego nesta quarta

O investimento tem como objetivo desafogar o fluxo de entrada e saída de veículos na região, estendendo-se a Santana...

Educação de Barueri é escolhida pelo Google para contar experiências positivas em tecnologia
02Jul

Educação de Barueri é escolhida pelo Google para contar experiências positivas em...

Barueri é a primeira cidade do Brasil a adotar a tecnologia Google For Education em toda a sua rede de ensino.

CÂMARA DE CARAPICUÍBA SEDIA REUNIÃO COM A IMPRENSA SOBRE NOVO CEAGESP
02Jul

CÂMARA DE CARAPICUÍBA SEDIA REUNIÃO COM A IMPRENSA SOBRE NOVO CEAGESP

Projeto regional é o mais cotado para aprovação do Governo Estadual

MAIS NOTÍCIAS

Erro na Linha: #922 :: Undefined variable: logo
/home/jacidadecom/public_html/themes/news/noticia.php

Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )