Jornal a Cidade Regional - A melhor divulgação para você

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias/Barueri

Barueri distribuirá 70 mil uniformes e kits escolares

Material escolar

Barueri distribuirá 70 mil uniformes e kits escolares
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Educação, distribuirá 70 mil uniformes escolares para os alunos matriculados na rede municipal de ensino, além dos 70 mil kits de materiais. Essa distribuição ocorrerá na reunião de pais, que está marcada para acontecer já na próxima semana (entre os dias 29/01 e 02/02), antes do início deste ano letivo. 

O objetivo é que todos os estudantes estejam uniformizados e com material escolar completo no primeiro dia de aula, agendado para o dia 5 de fevereiro nas EMEIs, EMEFs e escolas maternais geridas por Organizações Sociais; e para o dia 7 nas escolas maternais da rede municipal.  

Segundo o secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan, “a entrega dos uniformes e kits de materiais antes do início das aulas, atende a uma determinação do prefeito Rubens Furlan e vem consolidar o compromisso da cidade com a educação pública de qualidade. Um trabalho que busca garantir acesso, permanência e igualdade aos quase 70 mil estudantes da rede”, declarou. 

Conteúdo dos kits 
Cada kit de uniforme possui uma camiseta manga longa, uma regata, três camisetas manga curta, uma bermuda, uma calça, um agasalho e três pares de meias.  

Já o kit de materiais escolares vem com caderno, lápis, borracha, tesoura, canetinhas, lápis de cor, entre outros itens indispensáveis ao bom desempenho do estudante em sala de aula. 

André Menezes, pai das estudantes Maria Rita e Maria Teresa, respectivamente alunas do 6º e do 3º ano da EMEF Professor Alexandrino da Silveira Bueno, localizada no Jardim Silveira, comemorou a doação dos uniformes e kits pela Prefeitura de Barueri. “As meninas estão muito felizes e, se elas estão felizes, eu como pai também estou”, disse. 

FiebTech 
Na Fundação Instituto de Educação de Barueri (FiebTech), que é uma autarquia da Prefeitura Municipal de Barueri, todo o material didático deste ano será entregue sem custo aos alunos da seguinte forma: 

  • 1° ano do Ensino Fundamental - os alunos receberão o material didático impresso no primeiro dia de aula de 2024; 

  • 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental - os alunos já receberam o material didático impresso na reunião de pais do dia 15/12/23; 

  • Ensino Médio Regular e Integrado - os alunos receberão o material didático digital no primeiro dia de aula de 2024. O uso do uniforme não é obrigatório. Caso o aluno opte pela aquisição, ele deve procurar a loja da Associação de Pais e Mestres (APM) de sua unidade escolar. 

Com relação aos materiais de consumo, eles devem ser adquiridos pelo próprio estudante, conforme lista divulgada no site da Fieb: https://fieb.edu.br/lista-de-materiais/ 

Importância da entrega dos materiais 
A doação de uniforme e material escolar por parte da Prefeitura de Barueri aos alunos da rede municipal de ensino não apenas alivia as pressões financeiras das famílias da cidade, como também desempenha papel crucial na promoção da igualdade de oportunidades educacionais e no desenvolvimento geral dos alunos. Ter o material adequado aos estudos e o uniforme completo é de grande importância por diversos motivos, entre os quais: 

1. Garantir maior acesso à educação, já que permite ao aluno os recursos básicos necessários para que ele participe plenamente das atividades escolares; 

2. Reduzir as desigualdades, porque assegura a todos oportunidades iguais de aprendizado, independente das condições financeiras; 

3. Estimular a participação do aluno, já que a posse dos itens básicos e uniformes empodera o estudante e o incentiva a acompanhar as atividades educacionais; 

4. Desenvolver a autoestima, pois proporciona ao aluno o senso de pertencimento e de responsabilidade; 

5. Aliviar o ônus financeiro das famílias, especialmente aquelas com recursos limitados, permitindo que direcionem o dinheiro para outras necessidades básicas; 

6. Melhorar o desempenho escolar, porque permite ao aluno o acesso a materiais escolares adequados; 

7. Incentivar o comparecimento escolar, já que permite o acesso aos recursos necessários para participação em aulas; 

8. Apoiar os professores, porque garante a eles os recursos ideais para conduzir atividades educativas de maneira mais eficaz. 

FONTE/CRÉDITOS: portal.barueri.sp.gov.br
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!