Jornal a Cidade Regional - A melhor divulgação para você

Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

Notícias/Barueri

Idosos de Barueri têm a segunda melhor qualidade de vida da Grande São Paulo e a 22ª do Brasil

Barueri

Idosos de Barueri têm a segunda melhor qualidade de vida da Grande São Paulo e a 22ª do Brasil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No dia 29 de setembro foi anunciado mais um Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, elaborado pelo IDL (Instituto de Longevidade). Barueri, colocada entre as grandes cidades, ocupa a 22ª posição no ranking nacional. No Estado, o município é o 8º melhor para os idosos e o 2º na Região Metropolitana de São Paulo, atrás apenas de São Caetano do Sul.

O estudo aponta as condições das cidades brasileiras no que concerne ao atendimento das necessidades de vida e do oferecimento de bem-estar, principalmente à população mais idosa.

“O envelhecimento da população é um fenômeno recente para muitas cidades brasileiras e o preparo para enfrentá-lo é fundamental. Nosso Instituto está há seis anos estudando como os municípios lidam com as necessidades das pessoas 60+ e as suas capacidades de oferecerem estruturas e serviços de qualidade”, afirma Antônio Leitão, gerente do Instituto, num vídeo postado no site do IDL (link acima).

O objetivo da pesquisa é fornecer à população idosa os conhecimentos necessários para avaliar se as cidades em que moram possuem instrumentos e ações que lhes garantem um envelhecimento digno.

Ao mesmo tempo esse estudo fornece informações aos gestores municipais para que aprimorem suas administrações atendendo às necessidades da população 60+. “Uma cidade que tem boa qualidade de vida para os idosos é uma cidade preparada para todos”, arremata Leitão.

A metodologia
O IDL já publicou estudos semelhantes em 2017 e em 2020 e afirma ter mudado os critérios de avaliação: agora são levados em conta 23 indicadores de três variáveis: Economia, Socioambiental e Saúde. As informações dos 5.570 municípios brasileiros são oriundas de órgãos públicos: IBGE, INSS, Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde, Tesouro Nacional etc.

Com a mudança na metodologia, Barueri, classificada entre os grandes municípios em razão da sua população de 279.704 habitantes e que estava em 91º lugar no ranking passado, subiu para o 22º na última pesquisa com o seguinte desempenho:
- Economia: 50,3;
- Socioambiental: 71,8;
- Saúde: 60,9.

FONTE/CRÉDITOS: portal.barueri.sp.gov.br
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!