São Paulo, na sexta, 19 de junho de 2026 - Para marcar os 18 anos da Lei Seca, o Detran-SP realizou nesta sexta-feira (19) uma ação de fiscalização na Praça de Pedágio da Rodovia Presidente Dutra, em Arujá. Cerca de 800 motoristas foram abordados durante a iniciativa.
A atividade integrou uma mobilização realizada em diferentes rodovias federais paulistas e contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da concessionária CCR RioSP e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Durante as abordagens, foram realizados testes com etilômetro, além de orientações aos condutores sobre os riscos e as consequências de dirigir sob a influência de álcool.
Entre os condutores abordados, está o segurança Paulo Sérgio Godoi, que destacou os efeitos positivos da medida. “A gente acompanha e percebe que diminuiu bastante. Inclusive entre caminhoneiros, porque havia muitos que abusavam. Trouxe um lado muito bom e positivo”, disse.
Ao completar 18 anos, a Lei Seca permanece como um dos principais marcos da segurança viária no Brasil. Nesse período, a combinação entre fiscalização e ações de educação para o trânsito contribuiu para ampliar a conscientização da população sobre os riscos da condução sob efeito de álcool e para reduzir mortes e lesões nas vias.
“Ao longo desses anos, foi possível observar seu impacto significativo na redução de sinistros de trânsito, reforçando que álcool e direção são uma combinação incompatível. O trânsito é um ambiente compartilhado. Então, é muito importante que todos tenham consciência”, afirmou Viviana Macedo dos Santos, superintendente do Detran-SP em Guarulhos.
Para o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em São Paulo, inspetor Almeida Júnior, a legislação transformou a forma de enfrentar uma das principais causas de mortes no trânsito. “Sem dúvida nenhuma, essa lei é um marco na fiscalização e no combate às vítimas fatais em sinistros de trânsito. Especialmente no Estado de São Paulo, essa lei contribuiu para que nossa regional atingisse uma das primeiras colocações em redução de sinistralidade no País, graças ao esforço conjunto que une a fiscalização à educação para o trânsito”, destacou.

Comentários: