Jornal a Cidade Regional - A melhor divulgação para você

Sabado, 20 de Abril de 2024

Notícias/Osasco

PREFEITURA E ETEC OSASCO REALIZAM ABERTURA DA SEMANA LIXO ZERO

OSASCO

PREFEITURA E ETEC OSASCO REALIZAM ABERTURA DA SEMANA LIXO ZERO
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A abertura oficial da Semana Lixo Zero foi promovida pela Prefeitura e pela unidade Dr. Celso Giglio da ETEC Osasco, situada na Vila dos Remédios, na manhã de segunda-feira, 23/10. Diversos estudantes prestigiaram as atividades coordenadas pela equipe da Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (Digres) da Secretaria de Serviços e Obras, que incluíram uma performance de dança dos alunos da Academia Alexan, enfatizando a rotina das operações de limpeza urbana, e a palestra intitulada “O papel da Prefeitura na Busca pelo Lixo Zero”, ministrada por Ludmila Vitor, assessora da Digres, estimulando reflexões relevantes sobre as práticas de gestão de resíduos.

A programação da Semana Lixo Zero prevê ainda outras atividades, como um “Flash Mob” temático no Centro de Osasco, palestras em escolas profissionalizantes, início do serviço de coleta seletiva no condomínio residencial Essenza, na região central e o encontro sobre gestão do lixo hospitalar com profissionais da saúde, com o apoio e participação das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A ação continua até o dia 28/10 com palestras de educação ambiental, revitalização de ponto de descarte irregular de lixo e entulho, além de entrega da reforma de Ecoponto e início das obras do galpão da cooperativa de catadores do Portal D’Oeste.

Durante o evento, o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, anunciou a instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) nas unidades FATEC/ETEC Osasco e ressaltou a urgência de reduzir a quantidade de resíduos produzidos e descartados diariamente. “Uma pessoa produz entre 800 gramas e 1 kg de lixo por dia. Pequenas ações podem fazer uma grande diferença, e a mudança começa em casa, estendendo-se para a vizinhança, amigos e familiares. A separação adequada de resíduos para reciclagem não apenas beneficia o meio ambiente, mas também impulsiona a economia. É por isso que estamos estabelecendo um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) aqui, para ajudar vocês nesse processo. Até o final do ano, a prefeitura vai entregar cinco novos Ecopontos e pretende chegar a 20 unidades até o final de 2024”.

A diretora da ETEC, professora Lucília Montemagni, enfatizou a responsabilidade de contribuirmos para a melhoria do ecossistema. “Que satisfação sediar a abertura da Semana Lixo Zero em nossa instituição, tema importante e sempre atual, e que traz índices preocupantes no mundo todo. É nossa responsabilidade contribuir para a melhoria do ecossistema, inclusive a formação de potenciais profissionais nessa área. Estendemos nossos agradecimentos ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), com o qual iniciamos diversos projetos que são desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Meio Ambiente e Química, por exemplo”.

A Semana Lixo Zero chega ao terceiro ano de implantação na cidade e foi oficializada no calendário municipal por meio da Lei nº 5.128/2021. O objetivo é conscientizar a população sobre os padrões de consumo atuais, que resultam em uma produção excessiva de resíduos, especialmente de embalagens plásticas e, ainda, promover uma abordagem mais sustentável em relação à geração, redução, reutilização, reciclagem e manejo correto dos resíduos sólidos urbanos.

Como parte da Semana Lixo Zero, a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) iniciou um projeto piloto de separação correta do lixo e também a diminuição do consumo de copos plásticos e a impressão consciente de documentos em sua sede, nos Portais do Trabalhador e no Departamento de Qualificação Profissional com o objetivo de promover a reciclagem dos resíduos sólidos gerados.

Todo o material gerado será enviado às cooperativas de reciclagem que a secretaria mantém. O projeto piloto funcionará por um ano, até a próxima edição da Semana Lixo Zero, quando serão apresentados os resultados desta ação para estender o projeto para os demais equipamentos como os Centros de Inclusão Digital, entre outros equipamentos das secretarias municipais da Prefeitura de Osasco.

Também estiveram presentes o vereador Josias da JUCO, o coordenador pedagógico da unidade, professor Luiz Pena, o superintendente da ECO Osasco, Gutemberg Pinheiro Sobreira, Carlos Marx, do projeto Casaviva Cultural e Ambiental Osasco, membros do Condema e representantes da Unifesp Osasco.

FONTE/CRÉDITOS: osasco.sp.gov.br
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!