Jornal a Cidade Regional - A melhor divulgação para você

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Cidades

WhatsApp clonado ou roubado? Saiba como evitar golpes e recuperar sua conta

Recursos do aplicativo ajudam a diminuir o risco de que suas informações sejam acessadas por criminosos

WhatsApp clonado ou roubado? Saiba como evitar golpes e recuperar sua conta
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A clonagem ou o roubo de conta no WhatsApp pode fazer seus contatos perderem dinheiro se forem induzidos por invasores a realizar depósitos e transferências. O aplicativo tem alguns mecanismos para você se proteger e até recuperar seu perfil (veja mais abaixo o que fazer).

Os objetivos da clonagem e do roubo de conta são parecidos, mas funcionam de maneira diferente. Na clonagem de conta, outra pessoa tem acesso à foto de perfil e aos contatos de um usuário sem autorização. A partir daí, ela cria uma nova conta e passa a conversar com amigos e familiares da vítima.

A prática, também conhecida como golpe do novo número, tem o objetivo de tirar dinheiro dessas pessoas, que acreditam estar conversando com quem teve a foto roubada.

É o que aconteceu com a modelo Carol Trentini, que relatou que um golpista fez a mãe dela, Dona Lurdes, de 70 anos, transferir dinheiro para outra conta por achar que estava ajudando a filha.

Já o roubo de conta do WhatsApp acontece quando um usuário envia, por engano, o código de verificação do aplicativo para terceiros depois de uma abordagem mal intencionada.

Os invasores começam a instalação da conta da vítima em outro celular e entram em contato com ela se passando por funcionários de lojas ou bancos, por exemplo. Na ligação ou na troca de mensagens, eles pedem o código de seis dígitos do WhatsApp.

Se tiverem essa informação e a verificação em duas etapas não estiver ativada (veja como ativar ao fim da reportagem), os criminosos podem habilitar a conta em outro celular e começar a receber mensagens dos contatos da vítima.

Ainda que sua conta tenha sido tomada, é possível recuperar o acesso. Para isso, há uma primeira recomendação: não peça para a operadora bloquear sua linha.

Algumas pessoas imaginam que a medida também impede o acesso de invasores, mas, na verdade, ela dificulta a recuperação da conta. Isso porque o cancelamento da linha na operadora não afeta o funcionamento do WhatsApp.

Se você tiver solicitado o bloqueio do seu chip para a operadora, tente desfazer a ação o quanto antes. Em casos de golpes no WhatsApp, o ideal é seguir os passos abaixo.

 

O que fazer em caso de clonagem

 

Caso alguém esteja se passando por você no WhatsApp, a melhor saída é informar seus contatos sobre o golpe. Como o aplicativo não oferece um meio para derrubar a conta mal intencionada, a saída é dar as seguintes dicas para seus amigos e familiares:

 

  • Desconfie de mensagens atípicas;
  • Desconfie se alguém com sua foto enviar uma mensagem por um número desconhecido;
  • Se uma pessoa pediu dinheiro pelo aplicativo, use o número dela que você salvou na lista de contatos para verificar se a transferência realmente é necessária.

O que fazer em caso de roubo

 

Em situações de roubo de conta, o WhatsApp oferece mecanismos para a vítima tentar recuperar o acesso às suas conversas.

 

  1. Tente repetidamente ativar sua conta por SMS, até ela ficar inativa – o aplicativo provavelmente vai impedir o acesso por conta da confirmação em duas etapas que os invasores configuraram;
  2. Aguarde sete dias corridos;
  3. Peça novamente a ativação de seu número do WhatsApp por SMS.

Como proteger o WhatsApp

 

O WhatsApp tem alguns recursos que ajudam a diminuir as chances deque alguém tenha acesso às suas informações de maneira indevida.

Para tentar evitar que sua conta seja clonada, uma opção é restringir sua foto de perfil apenas para seus contatos.

Essa medida impede que um desconhecido comece uma conversa com você apenas para conseguir sua foto de perfil – considere também restringir quem pode ver sua foto em outras redes sociais. Para limitar quem tem acesso à imagem da sua conta, siga estes passos:

 

  1. Abra o menu do WhatsApp (o ícone de três pontinhos na tela inicial);
  2. Clique em Configurações;
  3. Selecione a opção Conta;
  4. Acesse Privacidade;
  5. Clique em Foto de Perfil e, em seguida, escolha Meus Contatos.

 

Como limitar quem pode ver sua foto no WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp

Como limitar quem pode ver sua foto no WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp

 

Para se proteger de roubo de conta, ative uma senha no aplicativo. A confirmação em duas etapas, como é chamada, permite cadastrar um código PIN que será pedido pelo app quando houver a tentativa de habilitar sua conta em outro celular. Veja como ativar uma senha no WhatsApp:

 

  1. Acesse o menu do WhatsApp;
  2. Selecione Configurações;
  3. Clique em Conta;
  4. Acesse Confirmação em duas etapas;
  5. Clique em Ativar;
  6. Siga as orientações do WhatsApp e insira uma senha de 6 dígitos e seu e-mail.

 

Como ativar confirmação em duas etapas no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp

Como ativar confirmação em duas etapas no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp

Na seção Conta das configurações do WhatsApp, também é possível acessar a área Segurança e verificar se estão ativadas as notificações que mostram se um contato instalou o app em outro celular.

Caso alguém peça dinheiro emprestado logo após essa notificação aparecer, é possível desconfiar que trata-se de um golpe.

O WhatsApp também permite saber em quais dispositivos a sua conta está ativa. Para verificar, basta acessar o menu do aplicativo e clicar em Aparelhos conectados.

A área mostra os navegadores e computadores em que sua conta foi habilitada. Se você não reconhecer um deles, basta tocar no item e selecionar a opção Desconectar.

Esses recursos ajudam a reduzir as chances de desconhecidos terem acesso às suas informações no WhatsApp. E lembre-se: algumas das ferramentas também estão disponíveis em outros aplicativos.


 

 

FONTE/CRÉDITOS: g1.globo.com
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!